5 dicas para se manter sempre atualizado e tranquilo

image

Quem nunca se desesperou ao pegar o celular antes mesmo de sair da cama,  deparar-se com centenas de novos e-mails e com as notificações de notícias sobre o trabalho, o mercado, o mundo, a política, enfim, sobre a vida louca e ligada no 220W? Aquela sensação de que tudo aconteceu e de que se tem que correr para se atualizar faz o coração disparar. E o dilema: tenho que gastar o dia me atualizando ou seleciono o que, de fato, é mais importante? E o que é mais importante, afinal de contas?

A tecnologia tem papel duplo nesse dilema. Ela é a vilã e a mocinha. Ao proporcionar um dispositivo que coloca milhares de dados e informações numa velocidade absurda bem nas nossas mãos, um volume impossível de ser processado pela mente humana cria uma ansiedade e o temor de “não dar conta”, uma reação chamada FOMO – Fear of Missing Out. Contra esse cenário vilão, o outro lado da moeda, a tecnologia mocinha, pode ajudar com dispositivos de organização, que, também, podem trazer mais tranquilidade no dia a dia de quem, sim, toca a vida com muitos afazeres.

Separamos algumas dicas para que você tenha a tecnologia ao seu lado:

  1. Reveja suas Notificações

Você precisa saber o que acontece na Disney, na roda dos seus 2 mil “amigos” do Facebook e da política havaiana todos os minutos do seu dia? Reveja sobre o que quer ser notificado. Se você tem três caixas de e-mail, analise quais você precisa receber atualizações automáticas. Reveja seus aplicativos e os ajustes de notificação de cada um pensando na importância que eles tem no seu momento atual. Esse pequeno ajuste vai ajudá-lo grandemente. Menos notificações é mais tranquilidade.

  1. Organize e priorize

A Internet é um mundo paralelo com incontáveis sites, redes sociais, blogs e portais de notícias sobre todos os assuntos possíveis, imagináveis e até inimagináveis. Para não se perder no meio do “quero saber tudo, agora”, vale organizar-se e lançar mão de alguns dispositivos que podem ajudá-lo a organizar e a priorizar sua leitura.

O primeiro passo é escolher sobre o que ler. Pense na sua área de trabalho, carreira, hobbies e demais interesses. Selecione os mais importantes, de acordo com o seu momento, e crie listas de leitura por tema.  Cuidado para não criar listas demais: você não dará conta de lê-las e pode se frustrar.  Para criar as listas, use os links RSS tradicionais ou as funções “Lista de Leitura”, disponíveis tanto no Safari (iOS) quanto Firefox (Android e Windows).

Se a sua empresa tem plataformas de monitoramento, como as da iCustomer, e-Life, Scup ou outra, você pode customizar ainda mais sua busca e organização de leitura. A solução da iCustomer se chama RSS Monitor. Ela faz a busca e entrega listas atualizadas periodicamente com as principais notícias e artigos. Sua única preocupação é cadastrar palavras-chave sobre os temas desejados e categorizá-los. E voilá!

  1. Agende-se

A segunda-feira vai chegando e uma agenda mental começa a brotar na sua cabeça. Mais do que achar tempo para encaixar mais uma reunião é se organizar para ter qualidade no seu tempo dedicado.

Todos os sistemas operacionais de celular oferecem uma agenda virtual em que é possível marcar reuniões e organizar seu dia. Se quiser um aplicativo mais robusto, use o Cal, da família do Any.Do. Ele sincroniza dados com o Google Calendar e o Exchange e se integra à redes sociais como o Facebook para importar informações dos eventos do usuário.

Marque uma reunião diária com você mesmo e tire esse tempo para limpar sua caixa de e-mails, ler os artigos mais importantes, navegar pelos portais de notícias, planejar suas próximas atividades e, é claro, relaxar.

  1. Foco e Concentração

Concentre-se no que está fazendo seja lá o que for. Ao manter o foco, você reduz o tempo gasto em cada atividade e aumenta sua produtividade. Para evitar interrupções e distrações, use a função “Não Perturbe” (iOS) ou o aplicativo Silencify (Android), com as mesmas características.

  1. Anote e Desapegue

Ao ler seus e-mails, notícias e artigos, faça pequenas anotações para não ter de voltar à fonte original quando precisar lembrar de alguma informação. Use aplicativos como o Evernote ou o Google Keep para ter suas anotações sempre por perto.

Quando terminar, analise se precisa guardar as mensagens e links. Crie pastas temáticas para organizar sua caixa de e-mail, delete spams e  cancele sua inscrição em malas diretas e Newsletters que não te interessam mais. Nas suas listas de leitura, avalie se os links ainda te interessam e remova o que não lhe convier mais.

Para saber sobre o RSS Monitor, acesse (link). Se você quer conhecer mais sobre a plataforma iCustomer, entre em contato conosco no telefone (11) 5091 2777 ou marketing@icustomer.com.br

Deixe uma resposta