iCustomer testa a mais nova e mais esperada versão de API do Twitter

Banner1

 

 

 

 

 

 

 

O Twitter divulgou duas novas interfaces de programação de aplicativos (API em inglês) e convidou a iCustomer para testar. As APIs permitem a visualização do número dos tuítes orgânicos dos perfis oficiais das marcas e dos dados demográficos dos usuários da rede social. Informações preciosas para todo profissional de comunicação, marketing e digital, pois facilita a mensuração de performance das publicações e a análise da audiência atingida. A novidade acabou de ser divulgada na conferência anual da rede social, agora em outubro, em São Francisco, o Twitter Flight.  E a versão está disponível somente para alguns desenvolvedores no Brasil e no mundo.

Como funciona

O primeiro API, Engagement API, disponibiliza o número de impressões e visualizações nos tuítes orgânicos dos perfis oficiais de uma marca. O programador responsável pelo perfil enviará ao Twitter um pedido com o período de publicações que deseja receber os dados e a rede social responderá com o engajamento (número de respostas, retuítes, marcações como favoritos, cliques nos links e visualizações das mídias linkadas) feito nos tuítes solicitados. Na contagem estão inclusas as interações de seguidores da marca/empresa ou por aqueles que seguem quem retuitou o conteúdo do perfil oficial.

O segundo API, Audience API, funciona de maneira similar. Nele o programador define o grupo de usuários que quer analisar e faz o pedido ao Twitter, que envia um pacote de dados demográficos tais como sexo, idioma e localidade como resposta, sem violar a privacidade dos usuários.

Acesso aos novos dados como aliado ao planejamento de Marketing

Os APIs são um grande avanço para o planejamento de marketing, comunicação e digital das marcas. E, também, uma resposta a um pedido antigo dos profissionais das áreas. Antes, para obter esses dados, as empresas precisavam desenvolver plug-ins externos, tarefa que demandava tempo e verba e, que nem sempre, conseguiam todas as informações que precisavam. Agora, as empresas terão dados confiáveis e em tempo real para analisarem sua performance e audiência na rede social.

Bruno Alves, diretor executivo da iCustomer, afirma que essas informações ajudam as empresas a entenderem melhor seu desempenho na rede e permitem a avaliação e otimização dos esforços feitos no canal. Outro benefício apontado é que os APIs facilitam a interpretação de dados sociais em informações compreensíveis para a empresa.

Para ele, o lançamento dos APIs confirma a tendência apresentada no Customer Service Summit, evento internacional de atendimento ao consumidor da Internet, realizado em outubro, em Nova Iorque, de que o Twitter é um aplicativo essencial para o relacionamento das empresas com seus clientes. No evento, também foi discutido a ascensão da rede de microblogs como ferramenta de atendimento ao consumidor – 80% das perguntas feitas às empresas nas redes sociais são no Twitter, sendo os outros 20% no Facebook.

Para informações técnicas dos APIs acesse o site. Se quiser conversar sobre como a iCustomer pode ajudá-lo a se relacionar melhor com seu cliente no Twitter, entre em contato conosco no telefone (11) 5091 2777 ou marketing@icustomer.com.br

 

Deixe um comentário