Twitter: um passarinho com uma estrela no coração

image (3)

O Twitter trocou o botão “favorito” (star-favorite-engagement-social-media), para “curtir” (twitter-heart), símbolo já predominante em outras redes sociais e teve reação imediata de seus usuários com direito a criação de memes.

Nas primeiras 24 horas após a mudança, a plataforma iCustomer capturou mais de 50 mil tuítes sobre o assunto. O tom das manifestações foi bastante emotivo. Os usuários declararam sentir saudades da estrela e criaram hashtags, como: #RIPStar e #RIPestrelinha. Houve até quem comparou a a mudança a cena final do filme Velozes e Furiosos, com a separacao dos protagonistas, Paul Walker e Vin Diesel. A comoção gerada demonstrou o quanto o brasileiro curte e é apegado à rede.

estrela twitter

O Twitter falou…

A rede social justificou a mudança em seu blog oficial dizendo que o coração é um ícone universal, compreensível em diversas culturas e mais fácil de ser usado, já que uma pessoa pode curtir diversas coisas que nem sempre são suas favoritas. Ainda segundo o Twitter, a novidade passou por testes nos últimos três anos e foi aprovada pela maioria dos usuários envolvidos.

Quanto mais simples melhor

A troca da estrela pelo coração já era um movimento esperado pelo mercado e veio um mês depois em que o Facebook anunciou testes com o botão “Reactions”, que permite a escolha de uma reação como um sorriso ou uma cara de bravo para o usuário se expressar, em substituição ao “Curtir”.

Bruna Bomfim, gerente de Buzz Inteligence da iCustomer-Plusoft, afirma que a alteração no Twitter e os novos testes do Facebook seguem a tendência das redes sociais em simplificar e humanizar a experiência do usuário para incentivar o engajamento nas publicações e, consequentemente, aumentar o interesse das marcas por elas. Ainda no caso do Twitter, ela ressalta a importância das marcas monitorarem as alterações no desempenho de seus perfis oficiais a partir da mudança de ícones para entender melhor o comportamento de seus seguidores mais especificamente.

Para ler o texto oficial do twitter sobre a mudança, acesse o blog. Se quiser conversar sobre como a iCustomer pode ajudá-lo a monitorar seu desempenho no Twitter, entre em contato conosco no telefone (11) 5091 2777 ou marketing@icustomer.com.br

Deixe uma resposta