2016: por um ano novinho em branco

Untitled design (7)

Final de ano é, para muitos, uma época de “desapego”: doar roupas e livros, ver-se livre de papéis e itens que ocupam espaço em casa ou na vida.  Que tal, então, aproveitar o momento ‘sessão faxina’ e fazermos do novo ano uma página em branco? Ups! Ou melhor: uma tela em branco. É a hora de revisarmos os perfis adicionados, as páginas que seguimos, os sites cadastrados e deixar somente o que é útil. E a faxina digital pode começar agora com as nossas dicas.

  1. Abra espaço para novas amizades

Cruzamos com alguém na nossa vida social ou profissional e logo o adicionamos em alguma de nossas redes sociais. E, quando percebemos, temos mais de mil “amigos” e contatos e um feed no Facebook ou outra rede social de pessoas que poucos lembramos.

Para a faxina, entre em sua lista de contatos e, ao passar pelos nomes, se pergunte de onde conheceu a pessoa, qual elo entre vocês e se há interesse em manter o contato. Dependendo de suas conclusões de afinidades, você pode optar por continuar a ‘amizade’ ou configurar seu feed para seguir ou não o seu amigo. Para isso, basta escolher o perfil e clicar unfollow. Assim, você manterá a “amizade”, mas não verá mais as postagens do seu amigo. E, no momento de decidir que não deseja mais ter algum perfil conectado ao seu, tente ser mais racional do que emocional na hora de desfazer a “amizade” na rede. Faça a limpeza que sua cabeça mandar. 🙂

 

  1. Reconfigure seu feed de notícias

Os canais sociais são, de fato, meios de comunicação e atualização das últimas novidades.  Seguir páginas e perfis com conteúdos de interesse para se manter informado é praticamente a nova releitura de abrir os jornais no café da manhã. Mas, com o passar do tempo, os nossos interesses podem mudar e a linha editorial e assuntos das publicações também. E chega a hora da faxina para uma renovação na exibição desses conteúdos.

Para uma limpeza no Facebook, navegue pelas páginas que você segue na coluna esquerda da rede. Avalie o tipo de conteúdo de cada uma e, se não curtir alguma, opte por um unfollow. Assim, você deixará de ver o conteúdo dessa página no seu feed de notícias. O mesmo botão também é útil para o caso do “parente ou amigo chato” [risos], aquele que publica conteúdos inconvenientes, mas que você não quer eliminar da sua lista de amigos.

 

  1. Esvazie sua caixa de entrada de e-mail

Você abre sua caixa de e-mails e a mensagem que salta aos olhos é: “O seu e-mail tem 20 mil mensagens não lidas”. E, quando você navega por elas, percebe que são, na maioria, newsletters de empresas. Uma ferramenta que pode ajudar na tarefa de desfazer o cadastro de sites e newsletters para otimizar o tempo gasto na limpeza diária da caixa de entrada é a Unrollme, disponível tanto na versão web quanto mobile. Ao preencher seu e-mail, você passar a ter acesso a todos os sites em que você se cadastrou e com apenas um clique pode cancelar a assinatura de recebimento de e-mails marketings e newsletters.

 

  1. Agende a próxima sessão desapego

O final do ano é a época oficial de faxinas. Mas, se periodicamente fizermos pequenas faxinas, o trabalho será bem menor em dezembro. Que tal já deixar agendado um alarme no seu calendário para te lembrar da faxina a cada três meses? A dica vale para a limpeza digital e todas as outras ☺

 

O time iCustomer-Plusoft deseja a todos um excelente 2016, cheio de menções positivas, comentários de alegria e paz e relacionamentos duradouros. Um 2016 novinho em branco para você. Nossos contatos: marketing@icustomer.com.br ou (11) 5091 2777.

Deixe uma resposta