A teoria matemática dos conjuntos e a rede social ou a mídia social

Afinal, qual a diferença de uma da outra? Ou uma em outra? Essa conversa lembra muito aquelas aulas no primário da escola, quando a professora desenhava na lousa (ai, Gizuzzzz, a lousa!) os conceitos básicos da matemática dos conjuntos: estar contido e não estar contido. Esse é um caminho bem legal para começar a divagar sobre as diferenças conceituais de rede social e mídias sociais, sem ser tão teórico, ditador de regras, xiita ou chato. Vamos tentar.

– Rede Social ≠ Mídia Social: O conceito de rede social refere-se ao relacionamento entre as pessoas, os laços que elas estabelecem, seja no mundo off-line ou online – ou seja, algo existente na sociedade desde a sua configuração inicial. Já as mídias sociais são as plataformas que utilizamos para nos comunicar, passando informações e dados para as pessoas que dessa mídia fazem parte.

– Rede Social ⊂ na Mídia Social: enquanto base e estrutura de pessoas que se relacionam entre si.

– Mídia Social ⊂ na Rede Social: enquanto sistema de comunicação e relacionamento online.

– {Rede Social ∪ Mídia Social}: sociedade cibercultural, a configuração da sociedade em que vivemos atualmente. A Rede Social e a Mídia Social convivem de maneira uníssona e integrada, tornando o processo de comunicação híbrido e estreitando a tênue linha entre o real e digital – já que uma realidade interfere diretamente na outra.

Essa coexistência entre o ambiente da Rede Social e Mídia Social está causando uma verdadeira revolução não apenas no modo com que uma pessoa se comunica com a outra – em termos de acessibilidade e velocidade. Essa revolução se espalha a outros setores da sociedade, como a própria economia, já que a Mídia Social também se tornou uma fonte de renda para muitos e consolidada com uma alta movimentação financeira, havendo, inclusive, negócios que funcionam apenas nesse habitat. Essa revolução, também, configura, de outra forma, os tipos de relacionamento que se estabelecem. A sociedade é viva e mutante. E a certeza de que muita água ainda vai rolar nessa rede ciber, viu.

 

Até a próxima!

Deixe um comentário