A importância do monitoramento remoto das redes sociais em um cenário mais digital do que nunca

Se responder a essa pergunta já era difícil antes da era Covid-19, imagine em meio aos receios e incertezas do momento. A realidade brasileira, que há poucos dias era de milhares de pessoas nas ruas com o Carnaval, agora se transforma em álcool gel, máscaras e isolamento social.

Sim. Temos que aceitar que os futuros livros de história, ou melhor, materiais de e-learning, refletirão as mudanças da humanidade em antes e depois do Coronavírus. Imagine: “Turma, era assim que as pessoas viviam antes do Covid-19”, “Você prefere cursar a Oxford presencial ou online?”, “Já tenho meu passaporte com o selo internacional de Covid-19 Protected. Tô liberado para entrar nos EUA e na Europa”. É, pessoal, o mundo que conhecemos não existirá mais ao fim da pandemia. 

Mas, antes de chegarmos na era pós Coronavírus, volto à pergunta que inspirou este post: como está a sua marca, agora, na era Covid-19? E mais: o que as pessoas estão falando dela? Como respondem ao seu posicionamento nesse período crítico? Como a sua indústria está lidando com os impactos da crise? Você está falando o que realmente é importante para o seu público? 

Se você não tem as respostas, ou se respondeu não às perguntas, sinto dizer que você pode estar vivendo no passado. E que precisa de uma iniciativa inteligente e automatizada para entender como a sua marca está transitando por este período, pois é impossível mergulhar em meio a trilhões de dados e conversas trocadas na Internet sem uma solução realmente robusta e habilitada para isso. E é por isso que o Social Listening tem ganhado mais e mais destaque.   

Atenção. Social Listening não é uma plataforma, mas a combinação de um software e funcionalidades pensadas especificamente para serem capazes de ir além do monitoramento nas mídias sociais. É fato que a robustez do software que você e a sua equipe usam é fundamental para a captura e o processamento dos dados, mas a estratégia, os recursos humanos e o processo são igualmente importantes para permitir o Listening. Nada de pensar que tudo agora é online: mais do que nunca temos que ter boas cabeças para interpretar tudo que está acontecendo em torno da sua marca, para extrair dados que realmente importam para sua empresa e transformar essa leitura em um relatório estratégico. [jabá] Aliás, dá uma olhadinha no primeiro relatório sobre o Covid-19 Brasil feito pela minha equipe.   

Vamos, então, ao que você precisa para entender como está a sua marca, e assim, responder às perguntas que fiz. 

Escolha uma solução SaaS e na nuvem

Independente de qual software de Social Listening ou Monitoring escolher, opte por um modelo Software as a Service (SaaS) e que esteja na nuvem. Nada de fazer download e instalações nas máquinas, é melhor contar com servidores na nuvem, garantindo segurança, atualizações rápidas e velocidade. 

“Monitoramento vê as árvores, o listening vê a floresta.” 

Dan Neely | CEO da Networked Insights

Escute, interprete e aja

Traduzindo: social listening, a técnica de ouvir e entender o que é dito sobre alguém ou uma marca nas redes sociais. “Ah, Bruno! Que bacana que tem uma ferramenta capaz de fazer tudo isso”. Opa! Eu não falei isso. Social listening é uma técnica que precisa de uma boa ferramenta, capaz de fazer uma varredura ampla, com uma amostra relevante, filtros inteligentes, e de funcionalidades parrudas de compilação de dados. Mas, tão importante quanto o software, é uma equipe com alta capacidade analítica para rodar esse processo, de forma objetiva e que traga respostas estratégicas. 

Lição de casa: manter a marca na rua

Eu, você e toda a população empresarial do mundo tem, hoje, o desafio de manter sua marca viva, e temos que fazê-lo de dentro de casa, para pessoas que também estão em quarentena, consumindo e compartilhando conteúdo. Portanto, sejamos sábios em ouvir mais e ganhar argumentos para atualizar nossas ações e comunicações.

Sendo assim, vamos unir forças daqui e daí para continuar nessa gestão inteligente dos nossos negócios, mais do que nunca, mergulhando a fundo no mundo digital, nos reinventado praticamente todos os dias. Nessas horas, é bom contar mesmo com soluções que nos conectem, nos deixe em segurança e que levem a mensagem certa, com a sensibilidade que todos precisam nesse momento.

E, então. Já sabe o que estão falando da sua marca na era Covid-2019? 

Por Bruno Alves
VP de Inovação da Plusoft

Deixe uma resposta