Crises nunca são situações esperadas, mas podem ser tratadas de diversas maneiras pelas marcas e, com isso, apresentar resultados diferentes se alertadas desde o início e tratadas com a devida seriedade. Tomar conhecimento de um assunto potencialmente crítico, ter agilidade no atendimento e fornecer aos consumidores respostas que transmitam comprometimento são fatores que separam o fracasso de uma campanha de um incidente de menores proporções e sem impactos à reputação da marca.
Para ajudar todos os clientes iCustomer no relacionamento com seus consumidores, temos a funcionalidade de alerta de crise, que identifica desde as primeiras publicações qualquer ocorrência fora dos padrões relacionada a produtos ou serviços. Ao detectar possíveis questões delicadas nas mídias sociais, alertamos a equipe de atendimento ao consumidor, o departamento de marketing e todos que possam ser atingidos pela repercussão – e assim, também contribuir na construção de um pronunciamento oficial da empresa, para que as devidas providências possam ser tomadas o mais rápido possível.
“Com essa funcionalidade, toda a equipe fica ciente da ocorrência, porque além de avisar o time do cliente, marcamos todas as publicações semelhantes com uma tag específica. Isso facilita o acompanhamento dos casos individualmente, a visualização do cenário completo e até mesmo a análise dos sentimentos e das conversas sobre esse tema”, afirma o especialista em monitoramento da iCustomer-Plusoft, Renan de Amorim, que coordena a equipe responsável pelo monitoramento dos painéis da nossa ferramenta.
Todos os alertas enviados sempre contém assunto, data e link da publicação, além do número de seguidores do autor do post e das interações feitas a partir dele até o momento da captura pela nossa ferramenta. Essas métricas são fundamentais para mensurar o alcance das publicações – e por consequência, da possível crise. Dessa maneira, a marca (e todas as equipes envolvidas no relacionamento com o consumidor) toma conhecimento do ocorrido e pode adotar todas as medidas necessárias para resolver a questão e ainda apresentar um posicionamento nos canais oficiais da marca, diminuindo as chances de uma repercussão negativa de grandes proporções.
A atualização dos alertas variam de acordo com a frequência estabelecida pelo cliente e/ou quando há novas menções ao assunto para apresentar a evolução das conversas ao longo do tempo. Caso haja um volume grande de publicações e de buzz, nossa equipe de Buzz Inteligence também é acionada e elabora um relatório específico do contexto completo, analisando as tendências e apontando recomendações para o posicionamento da marca.