Atender o cliente nos canais sociais é o grande desafio atual das empresas e as melhores práticas são informações valiosas no mercado. Para incentivar o debate e a troca de experiências sobre o tema a iCustomer-Plusoft e o Instituto Brasileiro de Hospitalidade Empresarial promoveram no final de novembro o encontro de café da manhã: Redes Sociais, Chat e Mobile no Atendimento Multicanal: o que veio para ficar. As empresas convidadas, Comgás, Philips Walita e a nossa cliente Pfizer contaram como fazem para humanizar, imprimir personalidade e qualidade ao atendimento ao cliente nas mídias sociais.
Dentro dos temas abordados, pensamos em 6 dicas para você atingir, e superar, as expectativas do consumidor ao atende-lo no universo multicanal:
- Humanize sem intimidades
Responder com segurança e prestar informações técnicas sem ser mecânico e repetitivo ainda é, para muitas empresas, um grande desafio no atendimento ao cliente. Oferecer um atendimento assertivo exige aprofundamento recorrente do produto/serviço que a empresa disponibiliza, o conhecimento das necessidades dos clientes e a constante reciclagem da equipe. Além disso, o atendimento deve ser empático, ou seja, é necessário colocar-se no lugar do cliente. E claro, aposte sempre na cortesia com naturalidade e na precisão das informações prestadas.
- Seja transparente
Pesquisas indicam que quando a marca assume seus erros e toma ações efetivas para corrigi-los, o consumidor a considera mais honesta, tornando-a mais atrativa e como maior chance de recompra. Ou seja, se ocorrer alguma falha, como atrasar a entrega de uma encomenda, o melhor a se fazer é reconhecê-la e ser proativo ao oferecer uma solução. E, caso ainda não tenha uma resposta, indique um prazo real para retornar com um posicionamento.
- Dê Personalidade ao seu Atendimento
A personalidade da marca direciona o tom do seu atendimento, além de ajudar a manter um discurso mais coerente e consistente em todos os canais de interação. Para isso, é preciso definir a persona da sua marca (masculina ou feminina; formal ou informal, idade, preferências, etc.). O objetivo é proporcionar uma interação que faça sentido para o seu cliente, estabelecendo vínculos e fortalecendo a sua marca.
- Deixe claro o horário e regras de atendimento
Os horários e as regras de atendimento devem estar visíveis nos canais sociais da marca. Assim, os seus clientes irão entender o funcionamento da empresa e não irão se surpreender caso solicitem atendimento fora do expediente.
- Meça a produtividade
Identificar o desempenho da sua estratégia é essencial para avaliar os esforços empregados e planejar os próximos passos no atendimento ao consumidor. Estabeleça, desde o início, as métricas relevantes ao seu negócio e acompanhe periodicamente a evolução dos seus indicadores. Assim, além de medir a satisfação do cliente, é possível criar uma base de conhecimento com as boas e más práticas para otimizar a estratégia e melhorar a qualidade do atendimento prestado.
- Aprenda, revise, renove e inove…
O atendimento ao cliente é um processo cíclico que sempre deve ser retroalimentado pelos aprendizados diários. Se os resultados estão bons, procure rever para alcançar o ótimo. Se há erros recorrentes, identifique, registre e trabalhe para solucionar rapidamente. O consumidor de hoje exige respostas rápidas e assertivas.
Caso queira saber mais sobre o SAC 2.0 ao cliente nas redes sociais, entre em contato conosco no marketing@icustomer.com.br ou (11) 5091 2777