As redes sociais viraram, para muitos, um diário aberto: pessoas falam sobre suas vidas particulares, compartilham ideias e opiniões e estão sempre produzindo conteúdo. Esse mesmo conceito vale para o cidadão enquanto consumidor, que enxergou nas mídias um lugar para dividir experiências sobre marcas ou serviços e alertar sua rede de amigos para experiências negativas e recomendar quando encontrou algo que valha a pena o comentário. Dessa forma, uma única pessoa impacta uma rede complexa com informações sobre uma empresa – informações essas que, se possuírem características virais, podem impactar um número maior ainda de usuários, gerando assim, uma verdadeira crise para que for o alvo das reclamações.
Dito isso, já é mais que sabido a importância de ouvir o que estão falando de você e sua marca. O que pode lhe proporcionar muito mais do que “apenas” ouvir. Apenas?
O conceito de Social Listening, se traduzido para o português se tornaria algo como “escuta social”. É realizar esse processo de escuta nas redes sociais e, mais que isso, classificar todo esse conteúdo que foi capturado sobre ela – elogio, reclamações, sugestões e até mesmo críticas. É importante saber que essa captura é fundamental para todo o processo de uma marca no digital – entra-se em contato diretamente, em tempo real, com as impressões de seus clientes e consumidores.
Esse processo de escuta também é extremamente eficiente para campanhas de marketing, e pode beneficiar sua marca desde insights sobre produtos vindo diretamente de seu público alvo, até uma análise mais profunda sobre a concorrência e as ações que estão sendo tomadas por ela. Monitorar crises, sentimentos referentes à marca, alertas de crise – tudo isso advindo do processo de escuta.
Para realizar um processo de Social Listening de forma eficiente e potencializar as informações sobre sua marca, é essencial o uso de uma ferramenta de monitoramento potente. Para conhecer melhor a ferramenta de monitoramento iCustomer, entre em contato com a nossa equipe pelo endereço marketing@icustomer.com.brou pelo telefone (11) 50091-2777 ramal 2525.