A popularização da tecnologia, principalmente smartphones e outros dispositivos móveis, permitiu que cidadãos se tornassem usuários, conectados à internet e participando das redes sociais digitais. Com o aumento do número de pessoas conectadas, também cresce a quantidade de usuários ativos nos principais sites de redes sociais, como Facebook e Instagram. Em 2014, de acordo com a pesquisa F/Radar, da F/Nazca, já éramos 93 milhões de brasileiros conectados, e outro levantamento, da ‘Global WebIndex’, o Brasil tem a segunda maior população de usuários de redes sociais da América, com uma penetração de 34% da população.
O marketing nas mídias sociais é importante – e o relatório da Deloitte demonstrando o impacto econômico do Facebook apenas reforça esse argumento; no Brasil, os números chegam a US$ 10 bilhões anuais e mais de 230 mil empregos diretos. Para isso, é crucial que a empresa tenha uma estratégia sólida e diversificada, para atingir diversos canais utilizando várias linguagens. Em um mercado que já satura de ‘analistas de mídias sociais’, é necessário inovar – e aí entra em cena o processo interno de tornar tudo social, a adoção do Social Business.
Mas como tornar-se uma empresa social? Fazer social business inclui processos para derrubar as barreiras entre clientes, stakeholders e as empresas e seus funcionários – unindo todos em um relacionamento benéfico, pois aumenta a produtividade, diminui o tempo de resposta ao cliente, entre outros pontos. Um relatório da McKinsey de 2012 apontou que entre US$ 900 mi e US$1,3 bi serão lucrados por meio do uso de tecnologias sociais.
O ponto inicial é adotar uma plataforma de colaboração, para conectar seus funcionários – assim eles conseguem colaborar entre os departamentos da empresa, trocar informações e encontrar ajuda de especialistas mais rapidamente. Nesse cenário, a inovação é apenas um dos produtos oriundos da colaboração e do engajamento entre funcionários e clientes.
Para saber a melhor maneira de implementar a inovação e a colaboração na sua empresa, conheça as ferramentas iCustomer, que auxiliam sua empresa a adotar o modelo social de negócios.